Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies e a nossa Política de Privacidade.
Aceitar e fechar
 
Casa Santo Enrique
Entre em contato com a obra
A casa Santo Enrique atende hoje, 105 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e 40 adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira para as crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e três vezes por semana para os adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses, no turno inverso ao escolar, ininterruptos durante o ano todo. 

Trabalhamos com as crianças e adolescentes de 06 a 14 anos por meio de projetos pedagógicos que incluem temas mensais com desdobramentos temas que as crianças trazem por demandas ou situações apresentadas pelo grupo que precisam ser trabalhadas. De acordo com o tema proposto, são desenvolvidas oficinas semanais que incluem: Roda de conversas/assembleias, espiritualidade, reforço escolar, recreação, artes diversas e dinâmicas. Dentro das oficinas são desenvolvidos o tema proposto por meio de projeto discutidos e apresentados nas formações mensais. Alguns temas que foram trabalhados no ano de 2022: Higiene, criança não namora, bullying, emoções, reciclagem e biodiversidade, Santa Teresa, família, regras básicas de convivência, empatia e valores. 

As crianças e adolescentes também participam de passeios, festas com a família e comunidade, gincanas e brincadeiras com todos os grupos a fim de socializar e interagir de forma mais ampla o que observamos ser muito positivo pois os índices de brigas, conflitos e ou agressões e discussões entre eles são raramente ocorridos. Os adolescentes de 15 a 17 anos, trabalham também, com projetos e temas pertinentes à adolescência, inserção no mercado de trabalho, conhecimento de suas próprias potencialidades e autoestima. Para esse grupo nas oficinas de Informática, teatro e cidadania são desenvolvidos os temas de acordo com o projeto mensal. Sob um processo democrático e muito participativo estamos atendendo 100% da nossa capacidade e com um olhar muito atento a crescente demanda de insegurança alimentar. 

Trabalhamos também com a parceria do CRAS, SAF e rede sócio assistencial onde articulamos e desenvolvemos estratégias para o acompanhamento dessas famílias mais vulneráveis a fim de garantir ou encaminhar para que sejam atendidas em seus direitos básicos. As doações são realizadas por meio de parceiros como o mesa Brasil, CMDCA, Escola Santa Teresa de Jesus, e pequenas doações pontuais de pessoas físicas. 

O mesa Brasil oferece quando há doações (geralmente uma vez ao mês), hortifrútis, biscoitos, pães, e alimentos e as quantidades nos ajudam por uma semana, geralmente. Colégio Santa Teresa, realizou uma campanha de roupas de inverno e distribuímos para as crianças adolescentes, jovens e alguns familiares, importante doação que garantiu agasalhos para todos os nossos atendidos. O colégio também participa da nossa campanha de natal anualmente o que garante uma roupa, calçado ou até um brinquedo de acordo com a cartinha adotada. 

O CMDCA por meio de editais que ocorre geralmente uma vez ao ano, nos permite realizar melhorias ou compra de utensílios, eletrônicos, móveis ou gastos com os quais o repasse da nossa parceria não consegue suprir. As doações de pessoas físicas que recebemos neste ano foram: escova de dentes, dois ou três kits de alimentos, roupas para o brechó, móveis e pequenos utensílios para o brechó, a compra de materiais para a divisão da sala pedagógica, e alguns materiais pedagógicos como: folhas de E.V.A, lápis de cor, canetinhas, folhas A4, tinta guache, lápis, borracha e livros para pintar. A doação destes materiais aconteceu uma única vez e em poucas quantidades. 

Atendemos, de forma direta, 75 famílias na Instituição e indiretamente mais umas 50 famílias da comunidade para realizar encaminhamentos e agendamentos com o CRAS, SAF, Escolas e outros órgãos conforme a procura que em 2022 teve um maior crescimento.

Endereço: Rua Dormênio 83 Acesso 100
Telefones:  51 -3084-2025 e 51 99793-6127
E-mail: casasantoenrique@stjbrsocial.com.br

DOAÇÃO DE ALIMENTOS:
* Colégio de Porto Alegre - Av Cavalhada 2250
* Casa Santo Enrique – Rua Dormênio 83 Acesso 100

BRECHÓ: 
* Colégio de Porto Alegre - Av Cavalhada 2250
* Casa Santo Enrique – Rua Dormênio 83 Acesso 100

NOTA FISCAL GAÚCHA
Você pode contribuir com as obras indicando a entidade como beneficiada no Programa Nota Fiscal Gaúcha.
1º. Passo
CADASTRE-SE GRATUITAMENTE NO SITE:
www.nfg.sefaz.rs.gov.br
2º. Passo
A Associação está na área "livre escolha". Selecione “Porto Alegre” no campo cidade, área "Assistência Social" e digite: Santa Teresa de Jesus. Clique em “pesquisar”.
Irá aparecer o nome da Associação. Selecione e clique "Salvar".
3º. Passo
Ao comprar em um estabelecimento conveniado, peça a inclusão do seu CPF, assim a pontuação será enviada para o seu cadastro e também para à ASTJ. A entidade é beneficiada e a pessoa também, pois são sorteados prêmios pela Secretaria da Fazenda do Estado do RS.
Galeria de Fotos
 

Warning: Unknown: open(/var/cpanel/php/sessions/alt-php70/sess_42690977f127d288749b156c9a466f5a, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/cpanel/php/sessions/alt-php70) in Unknown on line 0